develop own website

PACIENTE

Tratamentos

Tratamento com Intenção Curativa

O único tratamento curativo para o câncer peritoneal existente no momento, sendo aceito pelo Conselho Federal de Medicina, e pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) (RESOLUÇÃO DO CFM HIPEC) é a Cirurgia Citorredutora Avançada com HIPEC, com chances de sucesso maiores do que 50-70%.  

Até pouco tempo atrás, o prognóstico e perspectiva de vida dos pacientes portadores de metástases peritoneais eram limitados, sendo realizados na maioria das vezes tratamentos paliativos. Este cenário mudou com advento da HIPEC que pode ser utilizada em diversos casos de cânceres peritoneais. Porém somente pacientes em condições clínicas e nutricionais satisfatórias podem se submeter ao tratamento após criteriosa avaliação.

A equipe CAPE já realizou com sucesso o tratamento. O procedimento é de alta complexidade e sua aplicação é realizada com objetivo curativo, com apoio e envolvimento de equipe multiprofissional especializada. Esta abordagem envolve diversas etapas desde o preparo do paciente até a execução da cirurgia que tem como objetivo remover todas as células tumorais do peritônio, seguida da Quimioterapia Hipertérmica Intraperitoneal (HIPEC) para destruir células tumorais microscópicas, até a plena recuperação do paciente com nutrição adequada e cuidados no pós-cirúrgico. Saiba mais sobre a técnica HIPEC 

Tratamento Paliativo

O tratamento paliativo é utilizado nos casos de tumores peritoneais em que não é possível a realização da HIPEC e visa proporcionar qualidade de vida ao paciente através de equipe multiprofissional. Diversas técnicas/procedimentos podem ser utilizados nestes casos para tratar sintomas que possam surgir e causar dor ou desconforto aos pacientes: 

Procedimento Cirúrgico: A cirurgia pode ser realizada nos casos em que os tumores de câncer peritoneal obstruem os intestinos, o que pode causar cólicas, vômitos e o paciente muitas vezes não consegue comer e beber. O procedimento remove o segmento obstruído do trato intestinal, restaurando a parte afetada. Quando não é possível, outra técnica é utilizada (bypass). Se a doença está muito avançada, não havendo áreas saudáveis é necessário a colostomia ou ileostomia. 

Procedimento para remoção da Ascite: O câncer peritoneal pode causar acúmulo de fluído no abdome (ascite maligna), causando além de desconforto, dificuldades para locomoção do paciente e inapetência, dentre outras queixas. Para aliviar os sintomas o líquido pode ser retirado com procedimento realizado com anestesia local, através de um cateter. 

Apoio Nutricional: É importante que o paciente tenha acompanhamento de um profissional especializado para que possa ter alimentação e nutrição adequados para enfrentar os períodos de inapetência com menor dano ao organismo. O nutricionista pode indicar quando necessário a alimentação enteral ou parenteral para evitar a desnutrição severa. 

Manejo da dor: Em casos avançados da doença a dor pode ser aliviada com acompanhamento e medicações adequadas. O impacto psicológico pode ser amenizado e aumentada a qualidade de vida de pacientes e seus familiares. 

Endereço

Rua Padre João Crippa, 657 Campo Grande - MS

Consultas

Fone: (67) 4141-3499

Links

CFM
SBOC
AMB