free simple web templates

PACIENTE

Diagnóstico

O diagnóstico é difícil e resultado de uma longa investigação e curso insidioso. Não há um exame específico que seja ideal para diagnosticar câncer peritoneal. Na maioria das vezes, é preciso uma combinação de exames, por meio dos quais pode haver indicativo da doença. Geralmente o câncer de peritônio é descoberto por meio de intervenções cirúrgicas de outras situações. Abaixo alguns exames que podem auxiliar a equipe no diagnóstico: 

Biópsia

Em casos suspeitos é possível a realização de uma biópsia, procedimento por meio do qual um pequeno pedaço de tecido é retirado para investigação que pode confirmar a presença de células cancerosas no local.

Exame clínico

Em alguns casos muito avançados é possível ao médico especialista perceber ascite (fluído no abdômen) levando aos nódulos tumorais na área peritoneal.

Laparoscopia

Através de laparoscopia os tecidos podem ser recolhidos, avaliando a dimensão da área afetada pelos tumores peritoneais (PCI).

Patologia

Através do microscópio pequenas peças do tumor podem ser analisadas, sua origem pode ser determinada e a potencial agressividade do tumor pode ser avaliada, informações essenciais para o tratamento.

Tomografia

O exame pode revelar a presença de câncer peritoneal, mas somente em casos avançados (tumores de cerca de 1 cm). Infelizmente o equipamento não consegue detectar tumores peritoneais em suas fases iniciais.  

Ultrassonografia

O exame por imagem permite o detalhamento da área da cavidade abdominal, sendo possível detectar através deste a ascite (fluído abdominal) mas não é possível a detecção específica dos tumores peritoneais.

Endereço

Rua Padre João Crippa, 657 Campo Grande - MS

Consultas

Fone: (67) 4141-3499

Links

CFM
SBOC
AMB