Mobirise

HIPEC

Hipertérmica Quimioterapia Intraperitoneal

A HIPEC teve início nos EUA e Europa com objetivo de exterminar a doença peritoneal através de uma cirurgia em que se retira todo o peritônio e órgãos acometidos pela doença, seguido por infusão de quimioterápico aquecido na área afetada pela doença, com o objetivo de eliminar possíveis resíduos de células cancerígenas. Anteriormente, não havia alternativa de tratamento curativo para os pacientes com diagnóstico de câncer peritoneal. Há alguns anos essa perspectiva mudou com o advento da HIPEC que deve ser realizada apenas em centros de referência e por profissionais com experiência na técnica.

No Brasil, a  Cirurgia Citorredutora Avançada com HIPEC (Hipertérmica Quimioterapia Intraperitoneal), passou por diversas modificações até atingir o formato atual. O primeiro caso realizado pelo CAPE foi em 2016, concomitante com a reunião do grupo de estudiosos que realiza esta cirurgia no País, e, desde então, houve diversas atualizações e discussões com formatação do protocolo atual utilizado na América Latina.

Acompanhando os avanços, o CAPE forma uma das 86 equipes da América Latina a integrar o grupo, com reuniões e discussão dos casos quase em tempo real, com objetivo de aprimorar ainda mais a técnica, conferindo mais segurança e excelência nos procedimentos.

A equipe CAPE já realizou com sucesso o tratamento. Durante o ato cirúrgico a equipe inicia o procedimento primeiramente realizando a análise dos tumores na cavidade abdominal, avaliando a extensão da área afetada. Em seguida é realizada a retirada de todas as lesões visíveis, fase denominada CITORREDUTORA. Para maior efetividade muitas vezes é necessário retirar todo o peritônio (peritoniectomia). A retirada dos tumores leva em média 12 horas, exigindo grande preparo da equipe. Para eliminar quaisquer resíduos de células cancerígenas que não possam ser vistos (mircroscópicos) é realizada em seguida a outra fase do procedimento que consiste na QUIMIOTERAPIA INTRAPERITONEAL HIPERTÉRMICA (HIPEC).

Com um moderno equipamento os quimioterápicos são preparados e aquecidos a uma temperatura de 42°C e infundida na cavidade abdominal em circuito de perfusão por cerca de 90 minutos. A substância roda no aparelho que a aquece e retorna para o abdome. Quando concluído esse processo é realizada uma lavagem para a retirada dos quimioterápicos, encerrando o procedimento HIPEC.

O prognóstico de cura após a realização do procedimento são superiores a 70%.

Endereço

Rua Padre João Crippa, 657 Campo Grande - MS

Consultas

Fone: (67) 4141-3499

Links

CFM
SBOC
AMB